Seguidores

1.10.17

A RODA DO DESTINO - PARTE IX




Sentaram-se numa mesa junto à janela. O rosto de Anete estava sereno, o de Salvador crispado. Um empregado aproximou-se, e ambos pediram um café e uma garrafa de água. Depois que ele se afastou, Anete abriu a mala e dela extraiu a carteira e o telemóvel, que colocou em cima da mesa. O empregado aproximou-se com os cafés, e ela esperou que se afastasse para retirar da carteira, a sua carta de condução e o cartão de cidadão.  
- Aqui tem os meus documentos. Como lhe disse, sou Anete Sampaio, filha de Francisco Sampaio e Emília Sampaio. Pode confirmar. No telemóvel tenho fotos dos meus pais e dos meus dois irmãos, cunhada e sobrinhos, se ainda tiver dúvidas, posso mostrar-lhas.
Falou sem afastar os olhos do homem que mirava os documentos com um ar de total incredulidade.
- Desculpe a minha crueldade, - disse devolvendo os documentos. Ainda estou espantado. Nunca vi duas pessoas tão iguais
- Desculpas aceites senhor…
- Salvador Rodrigues, - disse estendendo-lhe a mão com um meio sorriso.
Ela apertou-lhe a mão, e sentiu um estranho formigueiro, percorrendo-lhe o corpo. Sorriu tentando disfarçar.
- Posso saber porque desconfiou da sua cunhada?
- Há umas duas semanas, o trânsito estava muito congestionado, quando conduzia por esta rua. Então, vi-a no passeio. Ia com um homem alto, que a enlaçava pelos ombros, e entraram ali no número setenta e sete. Para mim era a minha cunhada e aquilo só podia dizer que tinha um amante. Lutei muito comigo mesmo, indeciso entre contar ou não ao meu irmão o que se passava, mas pensando nos meus sobrinhos, decidi enfrentar Ana Clara e fazê-la reconsiderar. Fica claro agora, que seria a Anete, mas ainda me custa a crer que existam duas pessoas tão iguais.
- Há duas semanas eu recebi a visita do meu irmão Luís. Havia pouco tempo que tinha chegado à cidade, e ele veio ver como eu estava, e se precisava de alguma coisa.
- Não era parecido consigo…
- Realmente não - disse sorrindo. Eu sou a única morena na família. Segundo a mãe, sou parecida com a avó paterna, que também era morena. Infelizmente a avó já morreu. Que idade tem a sua cunhada?
- Fez vinte e oito a dezasseis de Maio.
-Não pode ser. Eu fiz vinte e oito anos, nesse dia. E onde nasceu a sua cunhada?
- Pois creio que em Leiria, mas não tenho a certeza. Ana Clara foi adotada.
- Eu e os meus irmãos, nascemos em Leiria, mas meus pais foram viver para Coimbra pouco tempo depois do meu nascimento. Sabe de uma coisa, gostaria muito de conhecer a sua cunhada. Não tem nenhuma fotografia dela?
- Não - disse com brusquidão. Só do meu irmão e sobrinhos.
Olhou o relógio.
- Quase uma hora. Aceita almoçar comigo? Seria uma boa maneira de me mostrar que não está zangada pela maneira como a tratei.
- Não posso. Tenho que estar em casa, dentro de vinte minutos. Ainda estou a mobilar o apartamento e ficaram de me entregar uns eletrodomésticos à uma.
- E se vier buscá-la para jantar? Também vai arranjar desculpa?
- Aceito o jantar – disse pondo-se de pé. 
-Às oito? - Ele levantara-se, e aprestava-se a segui-la.
- Estarei pronta.
Voltou-lhe as costas e saiu.


LEMBRO AOS MEUS AMIGOS PORTUGUESES QUE HOJE É DIA DE ELEIÇÕES. VOTAR É UM DEVER DE CIDADANIA, E É TAMBÉM UM DIREITO PELO QUAL OS NOSSOS ANTEPASSADOS DERRAMARAM O SEU SANGUE. HONREMOS A SUA MEMÓRIA COM A NOSSA PRESENÇA NAS URNAS.
  

21 comentários:

Tintinaine disse...

Está cada vez mais interessante a história da sósia da Ana Clara. Ou será que é irmã gémea, separada dela à nascença?
E vou votar, sim!

Bell disse...

Que reviravolta, será que são gêmeas?

bjokas =)

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá Elvira!
Vi que este capítulo está sem título. Você ainda não o encontrou. Para o anterior, deu minha sugestão. Está muito bom este capítulo, como bom estava o anterior. Parabéns.
Ótimo domingo, com boas eleições.
Um abraço.
Pedro

redonda disse...

Que bom poder ler mais um capítulo ainda hoje :)

Será que elas são irmãs? Há um grande mistério aqui

um beijinho e um bom Domingo

noname disse...

Foi roubada no Hospital, a minha mãe sempre dizia que, hummm naquele hospital nada funciona bem :-))

E sim senhora, vou votar, não dou o direito a ninguém de usar o meu voto à socapa. ahahahah

Boa noite, se calhar é mais bom dia. Raisparta a insónia.

Os olhares da Gracinha! disse...

Para mim...são gémeas!
Bom domingo

Joaquim Rosario disse...

bom dia
estou a ficar entusiasmado com este imbróglio.
já cumpri a minha obrigação eleitoral.
um santo domingo.
JAFR

chica disse...

Que beleza de enrefo,Elvira12 Adorando e esperando mais e mais! bjs, chica

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Continuo a acompanhar.
Um abraço e bom Domingo.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Anete disse...

Vejo que a Anete e a Ana Clara têm algo a ser revelado...
Vamos adiante sempre... Tudo se esclarecerá no tempo certo...
Bom domingo e bons resultados nas eleições...
Bj

Edum@nes disse...

São parecidas, fazem anos no mesmo dia. Coincidências sejam ou não, continuam a embaralhar Salvador.

Continua não tenhas medo,
dessa confusão Salvador,
liberta-te desse enredo
por qual delas sentes amor?

Tenha uma boa tarde de domingo amiga Elvira, um abraço,
Eduardo.

AC disse...

A Elvira tem uma imaginação inesgotável, digna de se lhe tirar o chapéu.
Que se seguirá no próximo episódio?

(Ah, já votei)

Um abraço :)

Odete Ferreira disse...

Que interessante história a Elvira engendrou!
Cá estou, a acompanhar.
Bjinho
(Nunca deixarei de votar, salvo por impedimento maior)

Ailime disse...

A história está muito interessante.
Agora já alteraria o título!
Sobre as eleições concordo plenamente. Já exerci o meu direito de voto.
Beijinhos e continuação de um bom domingo.
Ailime

Cantinho da Gaiata disse...

Estou a ficar bastante curiosa com o desenrolar desta história, na volta são gémeas.
Beijinho e uma boa semana.

aluap disse...

Gémeas separadas à nascença?
Abraço.

Teresa Brum disse...

Hum!
Será uma irmã gêmea?
Feluz semana,beijinhos.

Berço do Mundo disse...

Querem ver que encontrou a gémea da cunhada. Oh meu Deus!

Rosemildo Sales Furtado disse...

Se são gêmeas, por que a separação após o nascimento? Mistério...

Abraços,

Furtado

Lua Singular disse...

Oi Elvira.
São gêmeas?
Sabe muito bem fazer uma trama
Beijos no coração
Lua Singular

Smareis disse...

Continuo com o mesmo pensamento acho que são gêmeas.
Beijos!